Buscar
  • Atelier da Alma

Oficina de Xilogravura e Encadernação Artesanal


Criar formas e estampar cadernos a partir de carimbos de madeira é uma ótima maneira de estimular a criatividade! O fazer manual e a conexão com técnicas milenares fazem com que nossa mente desperte para novas possibilidades.

A xilogravura é uma técnica de origem chinesa de entalhar desenhos na superfície de madeira, deixando em relevo a parte que será reproduzida.

Na região nordeste brasileira, tornou-se frequentemente utilizada para ilustração de textos da literatura de cordel.

Um convite para aprender a fazer seus próprios carimbos e se aventurar no encadernamento artesanal. A oficina de Xilogravura e Encadernação Artesanal acontecerá nos dias 3 e 10 de agosto, das 14h às 18h.

Será realizada em dois dias de maneira processual. É imprescindível a participação em ambos os dias de atividades. Ao final, cada participante vai levar para casa os carimbos feitos durante a oficina e o caderno costurado. Todos os materiais necessários estão inclusos na oficina.

1º dia - 3 de agosto:

- A xilogravura ao longo da história

- Experimentação da técnica no suporte papel

- Confecção dos carimbos que serão utilizados para estampar a capa do caderno.

2º dia - 10 de agosto:

- A encadernação ao longo da história

- Costurar o caderno, passo a passo, com a capa feito no primeiro momento da oficina

- Dicas de onde comprar o material para fazer em casa o próprio caderno

Investimento: 150 reais com todo material incluso.

Desejo me inscrever na Oficina de Xilogravura e Encadernação Artesanal!

Profissionais

Michele Brito e Giovanna Severo formam a marca Pitaya Manual, que surgiu em 2017, reunindo duas amigas que se conheceram nas oficinas de cerâmica e xilogravura do MAM – Museu de Arte da Bahia, com um desejo em comum: criar a partir das técnicas manuais, em especial a encadernação artesanal. De lá pra cá, a Pitaya já lançou diversas coleções com diferentes tipos de costuras, estampas, aprofundando a pesquisa sobre diferentes texturas e cores de papel, agregando técnicas e linguagens artísticas. Cada caderno é visto como uma obra de arte, feito num processo 100% artesanal.

Michele Brito é graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia, especialista em literatura brasileira, pela Universidade Federal da Bahia e fotógrafa, desenvolvendo trabalhos com fotografia documental.

Giovanna Severo é bacharel em Artes pela Universidade Federal da Bahia e desenvolve trabalhos no campo do teatro e artes visuais - com ênfase em estamparia e bordado.

*Oficina de Xilogravura e Encadernação Artesanal

3 e 10 de agosto, dois sábados, das 14h às 18h

Investimento: 150 com todo material incluso.


88 visualizações
ATELIER DA ALMA

Espaço holístico para nutrir a alma.

LOCALIZAÇÃO

Rua São Paulo, 682, Edf. Letur -  

2º andar - Pituba - Salvador/Bahia

(71) 3248-3246

(71) 99972-0711 - Whatsapp

atelierdaalma@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon