Buscar
  • Atelier da Alma

Oficina de Bordado e Encadernação Manual


O bordado está muito presente em nosso cotidiano e, mais do que nunca, vem sendo valorizado pois estamos retomando o fazer manual. O bordado tem o poder de unir gerações, de guardar nas tramas do tecido, nas linhas e nos pontos muitas histórias!

Nessa oficina, a proposta é criar um repertório de pontos básicos do bordado, que serão utilizados para compor a capa do caderno com capa dura e costura exposta. Um lindo caderno no estilo Copta - ou coptic stitch, em inglês. Data aproximadamente do século II A.C., no Egito, desenvolvida para reunir e proteger as páginas dos pergaminhos dobrados.

A Oficina de Bordado e Encadernação Manual acontecerá em dois sábados, dias 23 e 30 de novembro, das 14h às 18h. É imprescindível a participação em ambos os dias de atividades. Ao final, cada participante vai levar para casa um lindo caderno bordado e costurado à mão.

Veja conteúdo:

1º dia - 23 de novembro:

- Será apresentada a parte histórica do bordado em diferentes partes do mundo, especialmente no Brasil e regiões do nordeste

- Montagem do repertório de pontos básicos

- Início do processo de desenho da capa bordada do caderno

* Parte do projeto de capa será feito durante a oficina. A finalização será feita em casa, para que se tenha tempo de bordar com os pontos aprendidos durante a primeira etapa do curso. Pois a técnica do bordado exige tempo e delicadeza.

2º dia - 30 de novembro:

- A encadernação ao longo da história

- Costurar o caderno, passo a passo, com a capa bordada no primeiro momento da oficina

- Dicas de onde comprar o material para fazer em casa o próprio caderno

Investimento: 200 reais, com todo material incluso.

Desejo me inscrever na Oficina de Bordado e Encadernação Manual!

Profissionais

Michele Brito e Giovanna Severo formam a marca Pitaya Manual, que surgiu em 2017, reunindo duas amigas que se conheceram nas oficinas de cerâmica e xilogravura do MAM – Museu de Arte da Bahia, com um desejo em comum: criar a partir das técnicas manuais, em especial a encadernação artesanal. De lá pra cá, a Pitaya já lançou diversas coleções com diferentes tipos de costuras, estampas, aprofundando a pesquisa sobre diferentes texturas e cores de papel, agregando técnicas e linguagens artísticas. Cada caderno é visto como uma obra de arte, feito num processo 100% artesanal.

Michele Brito é graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia, especialista em literatura brasileira, pela Universidade Federal da Bahia e fotógrafa, desenvolvendo trabalhos com fotografia documental.

Giovanna Severo é bacharel em Artes pela Universidade Federal da Bahia e desenvolve trabalhos no campo do teatro e artes visuais - com ênfase em estamparia e bordado.

*Oficina de Bordado e Encadernação Manual

23 e 30 de novembro, sábado, 14h às 18h

Investimento: 200 reais.


80 visualizações
ATELIER DA ALMA

Espaço holístico para nutrir a alma.

LOCALIZAÇÃO

Rua São Paulo, 682, Edf. Letur -  

2º andar - Pituba - Salvador/Bahia

(71) 3248-3246

(71) 99972-0711 - Whatsapp

atelierdaalma@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon